Conforto ambiental na construção civil

Conforto Ambiental na Construção Civil


conforto ambiental

Que tal saber um pouco mais sobre o que é conforto ambiental em um projeto de construção civil, além de todas as vantagens ao redor desse conceito? No texto a seguir falaremos um pouco mais sobre cada pilar do conforto ambiental, e também o porquê de ser algo tão valorizado atualmente nas novas construções e até mesmo nas antigas.

1. Então, o que é conforto ambiental?conforto ambiental

Conforto ambiental nada mais é do que a descrição de um estado satisfatório que um ser humano se mantém num determinado espaço. Muito comumente o conceito de conforto ambiental é erroneamente igualado ao de sustentabilidade. Porém enquanto esse conceito é ligado a uma dimensão social e também econômica, a sustentabilidade diz respeito a edificação, o processo de construção e o impacto ambiental.

A ideia central do conforto ambiental é ligada a produzir um ambiente que seja tanto confortável como econômico para o usuário. Isso se aplica tanto a construções residenciais como construções comerciais. Fatores cotidianos fazem toda a diferença no estilo de vida e no tanto que uma pessoa pode se tornar produtiva no seu meio de trabalho, pois esse espaço quando bem planejado, proporciona boas condições acústicas, visuais, ergonômicas, psicológicas e higrotérmicas.

O conforto ambiental tem por objetivo criar ou transformar um apartamento, casa ou prédio comercial em uma construção mais econômica, ambientalmente correta e principalmente confortável, trazendo uma sensação de prazer as pessoas que utilizam esse ambiente. Para isso alguns fatores são necessários para atingir tal objetivo.

2. Os pilares do conforto ambientalconforto ambiental

Dentro do conceito de conforto ambiental existem três pilares, onde cada um deles tem uma finalidade específica para melhorar a ambientar as pessoas naquele espaço.

Um deles é o conforto acústico, tendo como objetivo controlar o comportamento de sons dentro do ambiente, com isso proporcionar a melhor qualidade auditiva para as pessoas. Esse pilar em questão usa técnicas de controle de ruído e isolamento acústico, tanto para o controle de sons externos (sons de carros no trânsito), como para sons internos (música alta). Para melhorar esse fator, normalmente são usados materiais absorventes, refletores de som entre outros elementos acústicos.

Outro pilar é o do conforto térmico, ele tem a finalidade de a cada período do dia ou estação do ano manter uma temperatura agradável para as pessoas no ambiente, pois quando essa temperatura fica muito quente ou muito fria o desempenho das pessoas se altera em decorrência desse desconforto térmico. Neste controle térmico são utilizados sistemas de ar condicionado ou aquecedores. Para atingir o objetivo de controle térmico são necessários estudos sobre a temperatura da região, incidência solar na área, fluxo de ventos, entre outros.

E por último o pilar do conforto lumínico, um fator de grande importância e muito específico para cada ambiente. Por exemplo a luminosidade de um escritório será diferente da cozinha, cada área precisa ter uma funcionalidade para manter um equilíbrio no ambiente como um todo. Alguns fatores presentes para atingir esse conforto são: fonte e distribuição de iluminação, intensidade da incidência de luz, tonalidade e a cor dos focos de luz.

 3. Conforto ambiental integradoconforto ambiental

Um dos grandes desafios sobre o conforto ambiental é a junção dos três pilares em um projeto. Para muitos esse conceito parece algo simples e ao atribuir essa simplicidade a ele, muitos podem não fazer corretamente o planejamento, gerando resultados pseudo sustentáveis.

Essa ideia de não integrar os pilares do conforto ambiental se aplica por exemplo, quando uma construção usa grandes panos de vidro com o objetivo de luminosidade natural, porém o vidro é mais leve do que paredes opacas e por esse motivos a sua vibração é maior, dificultando o controle acústico do ambiente. Outro erro comum é quando se utiliza barreiras de isolamento acústicos, gerando como resultado aumento da temperatura interna.

O objetivo final de um projeto de construção e que o conforto ambiental seja atingindo plenamente nos três pilares, que o ambiente seja igualmente agradável no que diz respeito ao conforto auditivo, térmico e lumínico.

E aí, gostou de aprender mais sobre o conceito de conforto ambiental?

Confira muitos outros temas de engenharia civil no nosso blog! Quer saber mais sobre a gente? Fique ligado no nosso Facebook e Instagram para saber mais sobre os nossos serviços ou entre em contato conosco para um diagnóstico gratuito!

Veja também nosso texto sobre Projetos Sustentáveis na Construção Civil.

Amanda Aguilera

Aluna do curso de Engenharia Civil da UFSCar.

Publicações Relacionadas

Deixe um comentário!