Patologia na Construção Civil: 5 Mais Comuns

Patologia na Construção Civil: 5 Mais Comuns

 

patologia

Na construção civil algo muito ocorrente é a patologia, ela pode ser considerada a doença das construções. Entender sobre as patologias e saber identificá-las é algo muito importante. Você sabe quais são as cinco mais comuns e como identificar cada tipo? No blog de hoje iremos explicar sobre cada uma delas!

1. Como uma patologia surge?

patologia

As patologias existentes são inúmeras e suas origens são diversas. Os motivos podem ser por causas naturais, onde surgem com o passar do tempo durante o uso da edificação, além disso elas também podem ocorrer por meio de falhas construtivas na má execução do projeto ou até por uso de materiais de baixa qualidade.

2. Fissuras, trincas e rachaduras

patologia

As fissuras são aberturas que têm uma espessura de até 0,5mm, essa manifestação patológica surge por consequência da retração do material, elas ocorrem nas faces da alvenaria, como por exemplo, nos tijolos e nas argamassas (reboco).

Para ser considerado uma trinca a abertura deve possuir de 0,5 à 3mm. Elas trazem problemas maiores, pois podem comprometer a segurança e estabilidade da edificação ao atingir os elementos estruturais.

Já as rachaduras são um estado agravado de ruptura dos materiais. O motivo da ocorrência delas é a incapacidade de resistência do material utilizado em relação às cargas que a estrutura deve suportar. Consideradas de risco grave, podem inviabilizar uma construção por sua espessura ser superior à 3mm, desta forma se torna possível a passagem de luz, agravando ainda mais o problema.

3. Patologia: Manchas

No ranking das patologias mais comuns também temos as manchas, elas são um tipo de patologia ligadas a umidade que podem surgir pela chuva, por exemplo, ao encontrar falhas de impermeabilização/estanqueidade ou também por meio de vazamentos nas instalações hidráulicas, entre outras possibilidades.

4. Patologia: Eflorescência 

patologia

Outra patologia existente é a Eflorescência, que são formações de sais dissolvidos em água/umidade que se transformam em manchas na cor branca. Normalmente aparece em alvenaria de vedação feita de tijolos. Essa patologia pode trazer consequências, como por exemplo, alterar a aparência do elemento e causar desagregação do revestimento.

5. Corrosão das armaduras

patologia

Uma das patologias mais comuns nas obras é a corrosão das armaduras, ela é extremamente perigosa, pois diminui a seção útil da armadura, ou seja, a sua capacidade estrutural e pode ocasionar o desplacamento do concreto, por conta da expansão do volume. Ela ocorre pela formação de cloreto no concreto ou na diminuição do pH do concreto, deixando a armadura desprotegida.

6. Deterioração do concreto

A deterioração ocorre quando a pasta de cimento se desfaz, como consequência disto temos a perda da capacidade de resistência, em função da forma aglutinada entre o cimento e os outros agregados. Entre as variadas causas para este tipo de patologia estão: causas mecânicas como choques ou recalque de fundações; retração hidráulica ou por dilatação térmica ou até causas químicas, como por exemplo a presença de cloretos ou a reação álcalis-agregado (RAA).

Sendo assim, podemos encontrar diversos tipos de patologias na construção civil, que podem ser desde uma patologia mais simples, até a que traz problemas maiores, por isso é sempre muito importante estar atento aos primeiros indícios do aparecimento de cada uma delas.

Gostou do texto e gostaria de saber um pouco mais sobre construção civil? Veja diversos outros temas em nossos blogs, além disso confira o nosso Facebook, Instagram e LinkedIn para conhecer mais sobre nossos projetos e estar sempre informado sobre estes assuntos!

Katrerine Sabrina

Aluna do curso de Engenharia Civil da UFSCar.

Publicações Relacionadas

Deixe um cometário!