Projeto Estrutural: Quais São Suas Etapas?

Projeto Estrutural: Quais São Suas Etapas?

O projeto estrutural é sem dúvida uma das partes mais importantes de qualquer obra de engenharia. Constitui-se do detalhamento dos elementos estruturais presentes no projeto, como pilares, vigas e lajes. Além disso, o projeto estrutural possui papel fundamental em complementar o projeto arquitetônico.

Confira a seguir as principais etapas ao se elaborar um projeto estrutural!

1. Concepção estrutural

projeto estrutural A primeira etapa durante a confecção do projeto estrutural é sua concepção, ou seja, a idealização de um arranjo estrutural. É importante relacionar todos os elementos presentes no projeto estrutural e arranjá-los da melhor maneira possível, considerando diversos fatores. Os fatores considerados incluem aspectos financeiros (custo e durabilidade), estéticos, relacionados ao projeto arquitetônico e principalmente aspectos de segurança.

Essa primeira etapa pode ser dividida em outras duas, sendo elas a análise inicial do projeto arquitetônico e ante-projeto estrutural. A análise inicial do projeto arquitetônico é a etapa em que se estuda o projeto arquitetônico já elaborado.

Dessa forma, geralmente é efetuada a verificação de toda as cotas do projeto, com a finalidade de se evitar possíveis erros. Com a análise do projeto arquitetônico já realizada e entendido suas principais características, já pode ser efetuado um ante projeto. Definindo a concepção do projeto estrutural em si.

2. Análise estruturalprojeto estrutural

A etapa de análise do projeto estrutural é responsável pela idealização do comportamento da estrutura. Sendo esse comportamento caracterizado por parâmetros como deformações, campo de tensões e deslocamentos dos elementos estruturais.
De uma maneira geral, a análise estrutural tem como objetivo a determinação de esforços internos e externos (cargas e reações de apoio). Dessa forma, essa análise é feita em possíveis estágios de carregamento e solicitações já determinados. Com isso, é possível estudar o comportamento da estrutura e priorizar a segurança da mesma. Atualmente, com o desenvolvimento da tecnologia na área de concepção estrutural é possível uma análise cada vez mais realista.

Além do desenvolvimento de ferramentas mais poderosas de métodos numéricos, demonstrando uma evolução significativa e irreversível no setor. Ainda nesse âmbito, que tal conferir o impacto da planta baixa no seu projeto dos sonhos?

3. Dimensionamento e detalhamento da estruturaprojeto estrutural

Na etapa do dimensionamento é onde é feito o cálculo da estrutura, considerando todas as cargas presentes no projeto final. Seu objetivo é definir as dimensões adequadas das peças estruturais. Com isso, é indispensável a constante verificação e, se necessário, devem ser recalculadas.

Dessa forma, é possível e extremamente necessário conseguir otimizar a estrutura da melhor forma possível. Mais precisamente, o detalhamento é a definição da ligações dos elementos estruturais e forma das armaduras. Se trata de uma etapa muito importante, pois tem por objetivo refletir todas as decisões tomadas na análise estrutural e dimensionamento. Nesse sentido, após o dimensionamento e otimização, no detalhamento é onde vão ser registradas as principais informações e como executá-lo. Para isso, são criadas pranchas de detalhamento de lajes, vigas e pilares, como também as plantas de cargas e formas.

Cada um desses elementos tem uma função imprescindível para o detalhamento correto do projeto estrutural e para a execução da obra. Vamos explicar as características desses elementos!

A planta de carga é utilizada para dimensionar os elementos de fundação. Nela estão representadas as cargas originais de toda a edificação e também os pilares e demais elementos que irão recebê-las. Com relação à planta de forma, é nela que são representadas as formas que serão utilizadas para receber o concreto.

4. Desenho do projeto estrutural

projeto estrutural A representação gráfica da estrutura é feita por meio de desenhos. Importante salientar que o que vai para a obra no objetivo de orientar sua construção, não é a memória de cálculo. Afinal, não seria nada prático e informativo no contexto da construção. Dependendo do tipo de estrutura são utilizados diferentes desenhos para sua representação, vamos caracterizar cada um deles adiante!

No caso de estruturas de concreto, são utilizados dois tipos de desenho: desenho de formas e desenho de armação.

Para desenhos de formas, podem ser forma de fundação, forma de cada pavimento, forma de cobertura, entre outros. Estes desenhos definem as características geométricas das estruturas. Também existem desenhos de armação, ou seja, representam fundação, lajes, vigas, pilares, escadas, entre outros. Com isso, definem as armaduras utilizadas nos elementos estruturais e devem conter as seguintes informações: Identificação individual das barras, definição de comprimento, bitola e de posicionamento das mesmas.

Por fim, para projetos de estruturas metálicas, existem três tipos de desenhos. O primeiro tipo é o chamado desenho do projeto de engenharia ou básico. O segundo é o desenho do projeto de fabricação e o terceiro é o desenho do projeto de modelagem.

Gostou do conteúdo e gostaria de saber um pouco mais sobre sistemas construtivos? Confira o artigo da Alicerce Jr e saiba tudo sobre Steel Wood Frame: Sistemas Construtivos Inteligentes. Não deixe de conferir outros temas de engenharia civil no nosso blog!

Entre em contato conosco e fique ligado em nosso Facebook Instagram para conhecer mais sobre nossos projetos!

E aproveite para seguir também a Alicerce Jr no Instagram e no Facebook!

Alicerce Jr.

Empresa Júnior de Engenharia civil da UNESP de Ilha Solteira

Publicações Relacionadas

Deixe um comentário!